quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Comentário sobre Josué 01: 1-9.


Vou deixar relatado aqui algumas coisas que achei hiper interessante no capítulo um de Josué, as palavras que o Senhor deixou pra ele e como serve para nós nos dias de hoje. Medite.

Versículo 1
Depois da morte de Moisés
Essa expressão logo no início do versículo tem um valor típico: Moisés o mediador da Lei, não podia conduzir o povo a terra prometida. Assim a lei não pode conduzir-nos ao céu. Todos os nossos esforços em guardar os mandamentos de Deus para chegar ao céu não bastam: precisamos ser achados "em Cristo", e somente nEle podemos, pela fé e paciência, herdá-lo (hebreus 6:12).
Os líderes que Deus levanta também passam e o seu povo não fica abandonado ou a mercê do vazio. Ele sempre prepara outros para sucederem os que vão passando. O Senhor não morre, não muda, não envelhece, não fala e não se cansa. Nenhum líder se eterniza na liderança de uma igreja, porque é o Senhor Jesus quem dá pastores a sua igreja.

Moisés, servo do Senhor
Servo (heb. sarat) que quer dizer servir como ministro. Sugere um relacionamento pessoal entre o servo e seu Senhor, e considera o trabalho como o de maior importância. Ser "o servo do Senhor" é a mais alta posição almejada. Em João 13.12 vemos Jesus ensinando os dicípulos na prática que Ele nos chama para servir com humildade. O desejo de ser maior é contrário ao Espírito do Senhor. (Lucas 22: 24-30; Mateus 20: 24-28; Marcos 9: 33-35)

Versículo 2
Passe este Jordão... a terra que eu dou
Embora os crentes já possuam a salvação e, em certo sentido, já estejam "nos lugares celestiais em Cristo" (Ef. 1:3), ainda precisamos combater o bom combate da fé afim de nossa posse da salvação final e do repouso eterno (1 Tm 1:18-20; 6:12). Assim como foi a conquista de Canaã, tomar posse da salvação e da vida eterna envolve a guerra e a vitórias espirituais (Ef. 6:10-20).

Versículo 5
Serei contigo
Esta é a promessa fundamentada que Deus faz a Josué _ "Serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei" _ é também o compromisso que Ele assume com todos os crentes na luta pela sua fé (Mt 28:20; Hb 13:5,6). A presença de Deus agora é permanente conosco através de seu Filho (Mt 1:23) e do dom do Espírito Santo (Lc 24:49).

Versículo 6
Sê forte e corajoso
Força = esforço necessário para fazer algo, influência, prestígio, superioridade ou influência pessoal baseada no bom êxito ou no valor individual e aceita pela maioria.
Coragem = energia moral ante situações aflitivas ou difíceis.
Josué precisava de todas essas qualidades para levar aquele povo a conquista da terra prometida. Como nós quando temos um objetivo precisamos fazer o esforço necessário para alcançá-lo, não nos deixando levar pelas dificuldade ou pelo que os outros pensão e falam, ao invés de deixarmos aqueles que não tem fé nos influenciar, devemos influenciá-lo a acreditar nas promessas de Deus.

Versículo 7
Fazer conforme toda lei
O tema teológico dominante em Deuteronômio e eu Josué é obediência a lei. O tema está tecido ao passado destes primitivos tempos por toda história de Israel. Teólogos afirmão três funções da lei no Antigo Testamento:
  1. A lei revela o caráter de Deus, que a ditou;
  2. A lei serve como um exemplo com o qual o comportamento humano pode ser medido e pelo qual todos podem ser julgados;
  3. A lei oferece escolhas capacitando o crente para agradar a Deus, e assim, gozar suas bençãos aqui e agora.
Essa é a terceira função e a mais realçada nessa e em outras passagens do Antigo Testamento. A história bíblica revela um povo abençoado e bem-sucedido em decorrência de sua obediência a lei do Senhor. Documenta também as quedas de Israel e mostra o desastre nacional proveniente do abandono desta lei.

Versículo 8
Medita nele dia e noite
Meditar (Hb. Hagab) Significa ler em silêncio ou falar consigo mesmo internamento, à medida que se pensa. Abrange refletir sobre a palavra e caminho de Deus, e aplicá-los a cada aspecto da vida pessoal (Sl 1:2).

Farás Prosperar o seu caminho
Aqueles que conhecem e seguem a palavra de Deus serão prósperos e bem-sucedidos, pelo fato de possuírem a sabedoria para viverem em retidão e de alcançarem o alvo de Deus para sua vida (Sl 119: 99).

Obs.: Vale lembrar que o nome de Josué era Oséias (Nm 13:8) que significa "o salvador do seu povo". Deus mudou seu nome para Josué que significa "O Senhor é Salvação". Oséias não podia sozinho salvar o seu povo, porém Josué crendo que Deus seria salvação de Israel conquistou a terra prometida. Outra curiosidade é que o nome Josué é um nome hebreu que quando traduzido para o grego se torna Jesus tendo o mesmo significado (O Senhor é Salvação). Josué levou o povo a conquistar Canaã e é por Jesus que nós conquistamos a Nova Canaã.

Conclusão
Os requisitos para uma vida próspera e de sucesso são: força e coragem para enfrentar as ameaças (V. 6,7,9); prioridade com a palavra de Deus, meditando nela dia e noite (V. 8); ter a palavra como guia supremo em tudo o que cremos e fazemos (V. 7); Obediência incondicional as diretrizes divinas para obter êxito (V. 7,8); resolver buscar continuamente a presença de Deus por tada sua vida (V. 5,9). Não devemos jamais concluir que Deus tem a obrigação de conceder prosperidade material a todos quantos cumprem essas condições. As vezes Deus nos permite passar por sofrimento e adversidade. Lembre-se de que Deus nunca te desamparará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário